domingo, 8 de maio de 2016

Plantas na harmonização de nossa morada


Todos conhecemos os poderes das plantas em trazer leveza e alegria para nossos dias. São verdadeiros canais de comunicação com o astral e o cosmos, carregadas de ancestralidade e energia transformadora. Funcionam como portais na conexão com o mais profundo eu e com o todo, cada uma com seus dons e particularidades, acessando canais específicos de cura, purificação e proteção. Podemos cultivá-las em nosso lar, recebendo suas graças e maravilhas, integrando a energia da natureza em nosso cotidiano.


ALECRIM (Rosmarinos officinalis)
Seus valores medicinais são conhecidos e utilizados desde a antiguidade, incluindo seus mestres Hipócrates e Avicena. Considerada planta com poder revigorante sobre nossa anima, nos fortalecendo contra doenças e outros males. O alecrim é planta dedicada a Oxalá, usada em banhos de amaci. Em casa podemos utiliza-lo em defumadores para limpeza energética, incluindo o afastamento de larvas astrais. O alecrim pode ser facilmente cultivado em canteiros ou em vasos, tendo preferencia por locais ensolarados, sendo bastante utilizado pelos amantes da artes de cozinhar. O óleo essencial de alecrim é ótimo para afastar a fadiga emocional, a depressão e apatia, é utilizado também para melhora nas vias respiratórias e dores no corpo, reumatismo ou muscular.

Foto: https://povodearuanda.wordpress.com/2007/04/19/ervas-de-oxala/




ARRUDA (Ruta graveolens)
Na origem de seu uso pelos negros africanos, é frequentemente empregada contra mau olhado, de onde vem seu tradicional uso do raminho atrás da orelha. Planta de Oxóssi, de Preto Velho e também Iansã. Cultivadas em casa, protegem contra inveja e más energias, tem a capacidade de sentir e absorver estes maus fluídos, sendo comum murcharem, e até mesmo secarem pela presença de pessoas sem boas intenções. Assim, é também muito utilizado em benzeduras para desmanchar quebrantos.

Foto: http://www.casadopaibenedito.com.br/preto-velho




CAMBARA-VERMELHO (Lantana camara)
Planta conhecida e utilizadas também pelos indígenas, com o nome de caiparã. Nos orixás é planta de Xangô e utilizada em banhos de amaci, do elemento fogo. Nos dá força para a luta do dia-a-dia.




COMIGO-NINGUÉM-PODE (Dieffencbachia sp.)
 É planta de grande proteção à casa contra todo tipo de malefícios, afasta e quebra as energias negativas do ambiente. Utilizada também no preparo de banhos para descarrego. Se deve ter cuidado ao cultivar esta planta em casa, sobretudo com crianças e animais, é bastante tóxica e seu simples contato com os olhos causa irritação.





ESPADA DE SÃO JORGE (Sansevieria trifasciata)
Conhecida por espantar maus espíritos, com o poder de cortar energias negativas, inveja, mau olhado e feitiçarias. Erva de Ogum, sincretizada na forma de São Jorge em algumas regiões do Brasil, atrai coragem e prosperidade, muito utilizado para proteger a entrada da casa.
Foto: http://reidospontos.blogspot.com.br/p/pontos-de-ogum.html





FOLHA DA FORTUNA (Kalanchoe brasiliensis)
Como diz seu nome, ter esta planta em casa traz sorte para nossa morada. Planta de Oxalá, tem propriedades para acalmar e dar firmeza, na origem africana, para estimular um corpo vigoroso. Na medicina popular é utilizada como refrescante e cicatrizante. Erva que carrega a energia das águas.



FUMO (Nicotiana tabacum)
Utilizada por pajés em muitas etnias indígenas brasileiras em trabalhos espirituais, acredita-se que ao soltar a fumaça possa carregar e levar junto as más energias. Na diversidade de crenças e religiões, é planta de Preto Velho e de Caipora. Pode ser utilizado como compressa na região do Terceiro Chakra, trazendo equilíbrio emocional e limpeza de más energias.

Foto: http://sabordetabaco.blogspot.com.br/2015/04/lendas-e-mitos-caipora.html


GUINÉ (Petiveria alliaceae)
Nas religiões de origem africana, é uma planta de grande poder, sendo sua raiz utilizada para fazer amuletos e até mesmo exorcismos. Planta de proteção e força, atrai alegria e felicidades, proporcionando bem estar ao ambiente.





LAVANDA (Lavandula spp.)
Pequeno arbusto com poderes de tranquilizar e serenar ambientes. Traz a energia da luz violeta para harmonização de estados emocionais alterados. Promove a conexão com o astral, auxiliando na remoção de bloqueios no processo de crescimento espiritual. Desperta a consciência, integrando e equilibrando a espiritualidade no cotidiano. Óleo essencial de grande importância, com propriedade de "lavar" maus fluídos do corpo e da mente.






MANJERICÃO(ÕES) (Ocimum spp.)
Utilizado desde a antiguidade tanto na medicina popular como em proteção espiritual, sendo encontrados relatos de seu uso em arranjos no formato de cruz para proteção contra feitiçarias. É planta de Xangô utilizada em banhos de amaci e em defumações, afastando energias maléficas. Amplamente utilizado na culinária.

Foto: http://xangojusticeiro.blogspot.com.br/


MIRRA (Tetradenia riparia)
Com poder de purificação e revitalizante. Auxilia para que se possa expressar seus dons e talentos e perceber os aspectos sagrados e divinos da vida cotidiana.






URUCUM (Bixa orellana)
Planta há muito tempo utilizada por indígenas brasileiros, sendo incorporada aos rituais das religiões afro-brasilerias. Urucum é do componente fogo. Além de ser utilizado como corantes em alimentos, é também utilziado para colorir artefatos e o corpo. Entre os indígenas tem o poder de trazer energia e alegria, tanto para cerimônias de guerra como em danças e movimentos ritmados.

Foto: http://www.viramundoemundovirado.com.br/na-arena-com-os-yawanawa/