segunda-feira, 5 de março de 2018
Manjericão
Manjericão
Planta fortemente aromática que compreende várias espécies do gênero Ocimun, originárias da Ásia e África. Sabe-se de seu uso há milhares de anos, inicialmente pelos hindus, passando pelo Egito e difundida por todo império romano. No hinduísmo, está relacionada a Lakshmi, deusa da fortuna esposa de Vishnu, o mantenedor da retidão, o Dharma. Na tradição ayurvédica recebe o noe de Tulsi No reino de Aruanda são plantas de Xangô e Obaluayê. Pertence ao grupo das plantas utilizadas em banhos de cheiro, ariachés e amacis. Suas folhas contém óleo essencial, por isso são consideradas muito úteis como diuréticas e estimulantes e digestiva, apresentando usos também como afrodisíaca e contra cólicas, diarréia e flatulência. É também utilizada como defumador, para purificação de ambientes. O aroma do manjericão se perde quando da secagem das folhas, devendo seu uso ser feito com folhas frescas.
Aromaterapia: óleo essencial de Manjericão
Na aromaterapia pode ser utilizada para limpar a mente e trazer consciência e clareza de pensamentos. Erva de polaridade Yang, sendo potente restaurador e revigorador. Tem atuação no sistema nervoso podendo auxiliar em casos de depressão e ansiedade. Este óleo essencial pode causar irritações em peles mais sensíveis. Não é recomendado utilizar durante a gravidez
Receitas
Pesto de Manjericão: 200 gramas de folhas frescas, 1 ou 2 dentes de alho, 50 gramas de castanhas, azeite e sal, bata em liquidificador, delicie-se!! Sugestão: berinjelas ao pesto!!
As flores do manjericão também são comestíveis e podem ser utilizadas para enfeitar pratos e saladas como tomate
Assinar:
Postagens (Atom)