domingo, 10 de abril de 2016

Liberte-se do cortisol (o hormônio do stress), plante, cuide do jardim, abrace árvores


Uma árvore pode ser minha amiga e terapeuta?



Uma floresta, um cerrado ou qualquer comunidade de plantas de espécies diversificadas são capazes de estabelecer uma fina comunicação entre si, e não somente entre si, mas também com toda sorte de organismo que possa co-habitar um mesmo ambiente, entre eles, insetos, bactérias, fungos e animais. Esta comunicação, realizada pela liberação de moléculas bioquímicas, permite a interação entre todos os seres de um determinado local. É o que faz com que plantas sejam companheiras de umas e causem um efeito inibitório no crescimento de outras, por meio de liberação de molécula que podem promover ou inibir o crescimento de outras plantas, é o que chamamos de alelopatia, e que nos ajuda muito quando vamos planejar nossa horta ou jardim, ou seja, quais plantas são boas vizinhas e quais não são. Estas moléculas bioquímicas também afetam, atraindo ou repelindo, determinadas espécies de insetos ou outros seres, quer seja para repelir uma que está se alimentando de suas folhas, ou para atrair outras que lhe auxiliem a polinização e dispersão de suas sementes. É uma sinalização fina que constrói a harmonia entre todos os moradores de um ecossistema. Permite um equilíbrio dinâmico que traz a fortaleza e resiliência na continuidade da vida.

Assim como as plantas estabelecem uma comunicação com os outros viventes que compartilham seu tempo e espaço, elas podem influenciar a vibração de nosso campo de energia, nossa aura. Bem, quem nunca sentiu aquela sensação de leveza após uma trilha no mato? mesmo com o cansaço físico?somente mesmo aqueles que se dão ao medo ou outras fobias é que tem dificuldades em perceber esta sutileza da natureza, onde realmente se expressa a magia da vida. Embora isto seja mesmo óbvio e natural para muitos, a separação do humano da natureza, afastou muitas pessoas de receber esta dádiva que nos é presenteada. No contato com as plantas já é bastante reconhecido seu poder na harmonização do ser, aumento da imunidade e redução do stress, sendo que até mesmo a ciência moderna já comprovou a redução dos níveis de cortisol, o hormônio do stresss, após o contato com plantas, e divulgado em um dos mais renomados jornais de circulação pública do mundo ocidental, o New York Times, em matéria de O´Connor, de 2010.

A manutenção de um elevado estado vibratório de nossa energia vital é uma das melhores estratégias para uma pessoa saudável, sendo também a debilidade de nossa energia a porta de entrada de doenças e outros males. A energia das plantas é utilizada desde sempre pelos povo ancestrais, quer em seus efeitos como ervas medicinais, como o milenar Herbanário Chinês, no axé das plantas e orixás que nos encanta a umbanda, nos Florais das mais diversas escolas e na energia dos óleos essenciais, terapia que tem apresentado grande prosperidade nos dias de hoje.

A Aura das árvores, os campos de energia das árvores podem ser concebidos como pulsantes e fluídos, dinâmicos. Nos principais pontos de tensão surgem vórtex de energia, que correspondem aos nossos chakras, são os centros de consciência das árvores. A região que está entre a parte aérea e a raíz, o que chamamos de colo da planta fica localizado o principal chakra, o principal vórtex de energia da planta.

                                           Foto:https://reikiomshanti.wordpress.com/horoscopo-celta-o-horoscopo-das-arvores/


Na natureza, não conseguimos ver as raízes que estão sob a terra. Elas realizam conexões complexas de comunicação, e por isso, sentir a terra com os pés descalços ou mesmo com as mãos nuas tem grande efeito na captação e renovação de nossa energia vital, nos auxiliando, plantas e solo, a limpar energias que não nos fazem bem.




Para saber mais:

Himmel, M. AS ÁRVORES CURAM. O poder terapêutico das árvores. Ed. Madras.

Gimenes, B.J. FITOENERGÉTICA. A energia das plantas no equilíbrio da alma. Ed. Borboletras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário