Agroflorestar agroecologicamente é estar em mutirão até mesmo quando se é o único ser humano presente. Árvores, pássaros, minhocas, fungos, abelhas, lagartas, formigas são sempre os parceiros nesta jornada. O trabalho é trazer de volta as velhas guardiãs das florestas, as árvores anciãs que infinitas vidas alimentam em sua existência, para ocupar seu lugar na terra das florestas ancestrais, um verdadeiro mutirão pela vida. A prática da agrofloresta é um processo intenso de reconexão com a natureza e seus ciclos, a fim de reverberar na frequência da natureza. E mesmo quando somos o único ser humano naquele agroecossistema é um auspicioso servir em mutirão com todos os seres que trabalham para o funcionamento da floresta, dos amigos microscópicos, que transformam os restos orgânicos em terra nova, aos felizes e alados amigos que cantam, semeiam e polinizam.
Existem muitos trabalhos sendo realizados a todo instante numa agrofloresta, numa verdadeira sinfonia de diversos seres, cada qual com seus dons e sabedorias, na agrofloresta agroecológica você nunca fica só. As próprias árvores trabalham para trazer nutrientes à superfície do solo, suas profundas raízes buscam nutrientes e os colocam no chão da floresta quando as árvores derrubam suas folhas, ou mesmo, com o manejo agroflorestal, pela realização da poda. As árvores também cooperam com as amigas aves, que atraídas pelas flores ou frutos, dispersam sementes e pólens por onde voam, nos ajudando a reflorestar outros cantos. Os pássaros ainda comem larvas e insetos que poderiam causar prejuízos às árvores, assim nunca se esqueça de deixar uns frutos para estes companheiros de mutirão.
Nada está isolado, nem só.
Clovis Oliveira - Jardinoterapeuta
@floraacao
grato, Ingrid
ResponderExcluirPulsante é a palavra. Fui pra floresta com o texto... Na verdade parecia a criação: "e fez-se o solo fertil graças a matéria orgânica"
ResponderExcluirquerida, que delícia saber que vc foi pra floresta, gracias
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue texto lindo...dá pra gente sentir a pulsação da vida...Parabéns amigo...!
ResponderExcluirgrato, querida!!
Excluir